Sem categoria
Tribunal de Justiça do estado de São Paulo anula cláusula de arbitragem em contrato de franquia
A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (“TJSP”) anulou uma sentença que havia determinado a extinção do processo em razão da existência de cláusula arbitral entre os franqueados e a franqueadora. Os franqueados ajuizaram uma anulatória contratual cumulada com perdas e danos em face da franqueadora […]
Publicado em 24/02/2023
A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (“TJSP”) anulou uma sentença que havia determinado a extinção do processo em razão da existência de cláusula arbitral entre os franqueados e a franqueadora.
Os franqueados ajuizaram uma anulatória contratual cumulada com perdas e danos em face da franqueadora argumentando que a franqueadora teria descumprido o contrato, nos termos do artigo 607 do Código Civil. O juiz extinguiu a ação em razão da existência de cláusula compromissória arbitral no contrato de franquia, com o entendimento de que as partes teriam de iniciar uma arbitragem.
No julgamento do recurso dos franqueados, o TJSP entendeu que, apesar de os franqueados terem ciência inequívoca da existência da cláusula compromissória, isso, por si só, não retira a sua hipossuficiência. No caso em questão, os franqueados possuíam isenção das custas do processo judicial, então não poderiam suportar, também, as despesas de uma arbitragem.
Além disso, o TJSP se manifestou no sentido de que a situação dos franqueados perante a franqueadora é de sujeição, e determinou a anulação da sentença, o prosseguimento do processo em primeiro grau com a instauração da fase probatória e a prolação de nova sentença no momento cabível.
O escritório Teixeira Ribeiro Advogados está à disposição para sanar eventuais dúvidas a respeito da decisão do TJSP, em relação aos contratos de franquia ou as cláusulas compromissórias arbitrais.
Fonte: Apelação Cível TJSP n. 1006072-45.2021.8.26.0100
Você também pode gostar
Societário
Transformação Digital e o Novo Papel das Assembleias
CONTINUAR LENDOCível
CNJ autoriza inventário, partilha e divórcio extrajudicial envolvendo menores de idade e incapazes
CONTINUAR LENDOTributário
Instituição Financeira vence disputa no CARF sobre dedução de perdas com inadimplência no Imposto de Renda
CONTINUAR LENDOBem-vindo(a) à Newsletter do escritório Teixeira Ribeiro Advogados!
Tenha acesso exclusivo a informações jurídicas atualizadas, notícias relevantes do setor e artigos especializados redigidos por nossos experientes advogados. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e comece a receber a nossa NewsLetter periodicamente.
Política de Privacidade e Proteção de Dados: Garantimos a confidencialidade e o sigilo das informações fornecidas através deste formulário. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de envio da nossa newsletter, conforme a legislação vigente de proteção de dados pessoais.